Publicações :: O Papel dos Instrutores de Trânsito

Eliza Hübner*
Aurinez R. Schmitz**

Os instrutores de trânsito são profissionais responsáveis pela formação dos condutores no Brasil. Uma profissão extremamente importante, uma vez que o trânsito é um ambiente onde as pessoas circulam diariamente, influenciam e são por ele influenciadas. É um ambiente que necessita de nossa atenção e cuidado, afinal alguns erros ou descuidos no trânsito podem levar a consequências extremamente negativas na vida das pessoas envolvidas.

Dessa forma o instrutor de trânsito, além de ser um profissional que instrui o aluno nas questões técnicas em como ele deve ou não dirigir, também atua nas questões do comportamento, pois ensina o aluno em relação à segurança, cuidados e respeito no trânsito. O aluno precisa aprender a dirigir, mas também precisa compreender sua própria responsabilidade, entender que não são apenas carros circulando no trânsito mas sim pessoas, com suas histórias e contextos de vida e é importante desenvolver um olhar de empatia e respeito pelos outros.

 

Importância do vínculo

É muito importante que o instrutor conheça questões que influenciam e podem interferir no processo de aprendizagem do aluno. Buscar compreender o quanto o aluno já sabe, no que ele precisa melhorar e quais habilidades precisa desenvolver facilitará o processo de aprendizagem. Além disso, para o desenvolvimento de aulas com maior qualidade é imprescindível proporcionar um ambiente em que o aluno se sinta seguro e confiante.

O vínculo com o aluno é essencial para que este tenha liberdade de expressar suas dúvidas, inseguranças, medos e outras questões que possam estar impedindo um bom desempenho durante as aulas, permitindo também que ele possa solicitar maior ajuda quando necessário.

A capacidade de o instrutor refletir sobre a sua prática é essencial, para que assim possa direcioná-la de acordo com a realidade de cada aluno, voltada para as necessidades do mesmo, buscando maneiras de tornar o momento de aprendizado mais dinâmico e ativo, ao invés de ser apenas um expositor de conteúdo ou de tarefas.

 

Lidando com as questões emocionais dos alunos

É normal que durante as aulas o aluno esteja um pouco tenso e ansioso, pois é comum sentir-se desta forma quando estamos aprendendo uma nova habilidade. Mas quando o aluno está excessivamente ansioso, nervoso ou tenso pode acabar atrapalhado seu desempenho durante as aulas e, consequentemente, durante a prova prática. As questões emocionais tem muita influencia no processo de aprendizagem, o aluno pode estar se sentindo inseguro em relação a dirigir, pode ter medo de cometer erros e até mesmo traumas relacionados a alguma experiência negativa no trânsito.

O instrutor pode perceber sinais de ansiedade no aluno quando este está fisicamente tenso, com as mãos ou costas molhadas, tremores, por exemplo. E ao perceber estes sintomas, é possível também perceber o quanto isto influencia e torna muito difícil o processo de aprendizado. Alunos que estão passando por estas situações tem muita dificuldade na hora das aulas e podem acabar reprovando, além de poderem levar estes sentimentos para o ambiente do trânsito. Desta forma, além de buscarem formas de lidar com estes sentimentos, ter um instrutor que diga palavras de paciência e encorajamento pode ser um diferencial nesta situação.

Por isto que é tão importante que o instrutor esteja preparado para lidar com estas questões, que ele desenvolva habilidades que o permitam olhar para o aluno com empatia e compaixão, enxergando o aluno como um sujeito que já vem com muitos saberes e experiências em seu próprio contexto de vida que certamente influenciam seu processo de aprendizagem e seu comportamento ao dirigir.

Caso o instrutor note alguma questão que não está bem resolvida durante as aulas, pode indicar também um auxílio, alguém que possa ajudar nestas questões. Seja através de aulas extras de direção para que possa se sentir mais confiante para a prova prática ou ajuda de um psicoterapeuta para trabalhar as questão emocionais que possam estar interferindo no processo.

 

Importância do aprendizado

O instrutor precisa estar aberto a novos aprendizados, aprimorar seus conhecimentos e buscar se capacitar, além do básico. Isso não apenas aumenta a qualidade das aulas e do ensino, mas auxilia na sua própria confiança e desempenho.

Ao buscar se capacitar o instrutor não se torna apenas um mero expositor, cobrando do aluno a exata reprodução do que foi transmitido. Mas pode possibilitar ao aluno uma participação ativa durante o processo. Além disto, quando o instrutor busca novos conhecimentos, de como melhorar as aulas, como ensinar de uma forma eficiente ou como auxiliar o aluno em suas dificuldades, ele está possibilitando um ambiente onde os dois estarão motivados, onde ele tem a capacidade de acolher o aluno sem julgamentos, ter um vínculo com o aluno, encorajar, incentivar o aluno, valorizar as suas conquistas e ensinar de uma forma que o aluno possa compreender e se tornar um ótimo motorista.

Pensando nisto, o Ande Bem - Instituto de Psicologia do Trânsito desenvolveu o Curso de Aperfeiçoamento para Instrutores de CFC e Autoescolas, abordando os aspectos psicológicos no processo de habilitação. Este é um curso 100% online com aulas síncronas e que permite que o instrutor compreenda melhor sobre as questões emocionais dos alunos envolvidas neste processo. Para saber mais a respeito acesse aqui.

 

* Graduanda em Psicologia na Atitus Educação - Porto Alegre e Estagiária do Ande Bem Instituto de Psicologia do Trânsito.
** Psicóloga, Mestre em Psiquiatria, Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia do Trânsito, Fundadora do Ande Bem - Instituto de Psicologia do Trânsito.

 

Referências:

Belotti, S. H. A., & Faria, M. A. (2010). Relação Professor/Aluno. Revista Eletrônica Saberes da Educação 1(1), 1-12.

Ferreira, B. M. de M. (2015). Educação para o Trânsito e o Papel dos Instrutores: uma leitura psicanalítica. (Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília, Brasil). doi http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.22681

Wit, P., Oliveira, C. A. D., Cruz, R. M., & Souza, C. Z. (2020). Processos Psicológicos e Condução de Veículos. Manual de Psicologia do Trânsito (pp. 246-301). São Paulo, SP: Vetor Editora Psico-Pedagógica Ltda