Institucional

O Ande Bem – Instituto de Psicologia do Trânsito tem por objetivo promover saúde mental e maior qualidade de vida às pessoas, através de um trabalho preventivo e terapêutico na área da mobilidade humana.

Fundada no ano de 2009 em Porto Alegre-RS, com sede nesta Capital , atua sob a responsabilidade de sua sócia fundadora psicóloga Aurinez Rospide Schmitz, com mais de 15 anos de atuação e dedicação na área da Psicologia do Trânsito.

Tem como Diretrizes:

VISÃO

Ser referência em acompanhamento psicoterápico, capacitação e desenvolvimento na área da Psicologia do Trânsito.

MISSÃO

Propiciar bem estar através de um trabalho preventivo e terapêutico na área da Psicologia do Trânsito visando a saúde emocional e maior qualidade de vida às pessoas.

VALORES

Respeito ao ser humano, responsabilidade social e excelência no serviço prestado.

 

Como tudo começou...

O ANDE BEM - Instituto de Psicologia do Trânsito iniciou sua história de um antigo desejo da psicóloga Aurinez R. Schmitz (formada pela PUCRS em 1992, com uma trajetória na área da psicologia clínica e do trânsito) em criar um espaço onde o trânsito pudesse ser pensado de forma mais humanizada, visto que o mesmo é constituído por pessoas.

Em meados de 2008, na sede da Sociedade de Psicologia do RS, dividiu este seu ideal com a psicóloga Patricia Viviani da Silva, ambas colegas de Diretoria da Sociedade de Psicologia do RS, na época.

Aurinez vinha com um histórico rico de experiências na área do trânsito e na coordenação terapêutica de grupos de pais que perderam filhos, capacitações e perita examinadora do trânsito; Patricia aliava este propósito com sua experiência na área clínica e hospitalar. Era o começo do Ande Bem sendo trabalhado por ambas.

Pensar uma empresa e fazer diferente do já existente era mais que um desafio, um trabalho que exigiu inúmeras reuniões, estudos, conversas, trocas com profissionais de outras áreas, dedicação e a força de empreender.

Em outubro de 2009 é fundado o ANDE BEM INSTITUTO DE PSICOLOGIA DO TRÂNSITO oficialmente em Porto Alegre/RS, com sede na Rua Barão do Amazonas 1185 CJ. 205, B. Jardim Botânico, em Porto Alegre, RS. Logo em seguida empresas percebem o diferencial da proposta do Ande Bem em capacitar pessoas que trabalham diariamente no trânsito no exercício de sua função. Uma equipe multidisciplinar se forma e o objetivo do Ande Bem vai conquistando diferentes campos de trabalho.

Em 2012, Patricia decide aprofundar seus estudos na área clínica através da formação psicanalítica, despedindo-se do Ande Bem como sócia-diretora. Aurinez permanece na liderança e gestão do mesmo juntamente com sua equipe de trabalho.

Os projetos desenvolvidos pelo Instituto apostam no investimento no ser humano para transformar o trânsito em um ambiente que possa ser caminho de vida, de respeito e de segurança.

 

 

Conheça um pouco do que já fizemos.

 

 

 

 

Aurinez Rospide Schmitz

Profissional Responsável

  • Sócia fundadora do Ande Bem - Instituto de Psicologia do Trânsito
  • Psicóloga ( PUCRS 1992) CRP 07/06162
  • Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP -2005)
  • Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP (2001) e pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia de Porto Alegre (IEPP- 2006)
  • Mestre em Psiquiatria – (UFRGS 2013) Dissertação: Características sociodemográficas e da Habilitação de motoristas infratores por alcoolemia
  • Psicóloga Perita Examinadora do Trânsito – DETRAN RS (1997-2010)
  • Docente em Cursos de Capacitação no Trânsito - Fundação Irmão José Otão FIJO/PUCRS (2006-2008)
  • Psicóloga da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga – Vida Urgente (20044-2007)
  • Pesquisadora vinculada ao Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CEPAD) e  Núcleo de Pesquisa em Transito e Álcool (NEPTA) do Hospital de Clínicas de POA- UFRGS
  • Instrutora em Cursos de Capacitação aos Policiais Rodoviários Federais (PRF) em projeto do SENAD (Secretaria Nacional sobre Álcool e Drogas) e CPAD
  • Docente em Capacitação aos Policiais Militares no curso Tópicos Especiais em Policiamento e Ações Comunitárias, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - Ministério da Justiça.
  • Membro do ICADTS – Internacional Council on Alcohol, Drugs and Traffic Safety.

Acesso CV: http://lattes.cnpq.br/8049836342446535

 

 

NOSSA EQUIPE SÓ CRESCE!

Estagiários 2020/2

 

time de estagiários